Participe, faça o Registro - clique em Seguir - é grátis

Para encontrar um assunto no blog digite uma palavra abaixo em Pesquisar ou acesse arquivos.

Pesquisar este blog

Mais assuntos acesse Arquivos do Blog

domingo, 24 de julho de 2011

Entidades Joinvilenses se mobilizam contra o aumento do número de vereadores


A Sociedade Joinvillense vem discutindo a necessidade de aumentar o número de vereadores no município. Joinville tem atualmente 19 vereadores e poderá chegar até 25...baseado pelo número de habitantes que ultrapassou os 500 mil.
Existem  entidades empresariais e outras representações, como por exemplo a Ajorpeme, que estão se manifestando contra o aumento onde inclusive existe um abaixo-assinado. Outra iniciativa que se vê na cidade é de auto retratos (outdoors) falando sobre exemplos que devem ser seguidos por cidades vizinhas...diz o outdoor " Bons exemplos são para serem seguidos. Caros vereadores de Joinville, sigam o exemplo dos nossos vizinhos de Jaraguá"... Na cidade de Jaraguá do Sul o povo se uniu e os vereadores votaram contra o projeto de aumentar o número de vereadores naquela cidade...talvez em Joinville também dê certo.
Em Joinville se discute a possibilidade de chegar em até 21 vereadores e não até 25 o que poderia ser feito legalmente...não foi apresentado nenhum projeto ainda na câmara, mas a discussão já se vê nos bastidores e alguns blogs sociais...Caso for aprovada a mudança, o custo com salários subiria em aproximadamente 680 mil por ano.
A cidade de Joinville, considerada uma de grande porte...está entre uma das que mais crescem no Brasil... e  no ranking nacional ela está no 6º lugar e caso for comparada sem as principais capitais chega na 2ª posição em crescimento....e assim, o aumento do número de vereadores, o impacto financeiro deve ser pequeno, porque com a cidade crescendo...existe a compensação, pois da mesma forma que aumenta a receita da prefeitura o repasse para o legislativo é automático...em 2010  as despesas com 19 vereadores chegou em aproximadamente 16 milhões.
Com o aumento ou não do número de vereadores na cidade de Joinville...o importante que seja para a necessidade e os interesses da sociedade...uma coisa que o povo tem aversão é de que o aumento seja para promover os interesses partidários.

Nenhum comentário: