Participe, faça o Registro - clique em Seguir - é grátis

Para encontrar um assunto no blog digite uma palavra abaixo em Pesquisar ou acesse arquivos.

Pesquisar este blog

Mais assuntos acesse Arquivos do Blog

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Militares Brasileiros para a estabilização do Haiti

Porto Principe - Imagem VVikipédia


O Nome Minustah significa - A Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti...ela foi criada no ano de 2004 para restaurar a ordem naquele país.
O Brasil está presente naquele país com soldados desde de 2004 quando se iniciou o processo de paz;
Os objetivos da missão:
- Estabilizar o país.
- Pacificar e desarmar grupos guerrilheiros e rebeldes.
- Promover eleições livres e informadas.
- Formar o desenvolvimento institucional e econômico do Haiti.

Os soldados que compõe a Missão são chamados de Boinas-azuis por utilizarem um capacete azul...Joinville-SC vai enviar novamente, até o mês de maio/2012, soldados do 62º Batalhão de Infantaria para integrar o contigente militar brasileiro no Haiti que chega perto de 2.000 mil soldados...
Desde que a missão de paz começou em junho de 2004, 35 integrantes morreram....22 são brasileiros...suicídio, aneurisma cerebral, choque elétrico, etc, mas o maior número de mortos foi em 2010 quando ocorreu o terremoto que abalou o país deixando 18 militares brasileiros mortos.
O Haiti foi a primeira nação independente da América Latina e tudo começou por uma rebelião de escravos que teve princípio em 1791... a falta de estrutura do país em geral e sua miséria vem ao longo de sua história por causa do comércio de escravos, revoluções, bloqueios comerciais, etc...É de se esperar que sua independência, a qual não foi respeitada em outros momentos da história por Espanha, França e Estados Unidos... seja agora preservada com esta outra intervenção internacional.

Nenhum comentário: