Participe, faça o Registro - clique em Seguir - é grátis

Para encontrar um assunto no blog digite uma palavra abaixo em Pesquisar ou acesse arquivos.

Pesquisar este blog

Mais assuntos acesse Arquivos do Blog

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Supremo Tribunal Federal aprova sistema de Cotas no Brasil

Os Ministros do STF decidiram em aprovar o Sistema de Cotas considerado por alguns que erros de uma geração podem ser analisados por gerações seguintes.
O sistema de cotas, também é conhecido por cotas raciais, e que  cria uma reserva de vagas em instituições públicas ou privadas para classes sociais mais desfavorecidas... ou seja, uma das alternativas propostas é o sistema de cotas tende a acelerar um processo de inclusão social de grupos à margem da sociedade.
A Constituição estabeleceu a reservas de vagas para deficientes físicos, o qual passou a ser adotado em diversos concursos públicos....o problema foi que outros grupos sociais passam a pleitear o mesmo direito já que a constituição assim dá o seu devido respaldo...Caso típico que aconteceu com o Índio Araju que foi retirado a força do plenário, no dia 26/04/2012, no momento em que os Ministros estavam aprovando o sistema de Cotas...Araju queria o direito dos indígenas também fosse mencionado.
Um dos maiores problemas deste projeto, que aliás foi copiado novamente dos EUA, é o privilégio de cotas para negros e pardos... A exemplo da  lei 3.708/01, que institui o sistema de cotas para estudantes denominados negros ou pardos, com percentual de 40% das vagas das universidades estaduais do Rio de Janeiro.
O que nossos governantes devem aprender que a lei não pode ludibriar uma questão moral, ou seja, a distinção de etnias por lei acaba por agravar o racismo já existente.
www.brasil.gov.br/noticias/.../cotas-raciais-sao-constitucionais-diz-stf

Nenhum comentário: